Dicas de livros

Dicionário de conceitos históricos, de Kalina V. Silva e Maciel H. Silva

Salve, espectadores do canal! De longe, o quadro do Leitura ObrigaHISTÓRIA que mais tem visualizações, e que vocês mais pedem e gostam, é o quadro de Conceitos Históricos. E não é pra menos. Alguns conceitos são muito importantes, mas são muito mal utilizados no debate público, como muitos que vocês já viram por aqui. Só que eu não tenho condições de fazer vídeos assim com tanta frequência porque eles exigem um bom tempo de leitura pra poder fazer algo bem feito, podendo variar de duas ou três semanas até mesmo dois ou três meses pra cada vídeo desse sair. Mas se você gostaria de um livro pra entender melhor vários conceitos diferentes, a dica de hoje é pra você.

Esse texto está aqui para dar uma dica de livro sobre conceitos, onde cada verbete tem textos pequenos, concisos, mas suficientes para pelo menos iniciar os debates sobre os assuntos que ele cobre. É perfeito tanto para quem não é da academia e precisa de uma leitura mais leve e concisa, quanto para quem é professor e precisa dar aula sobre algum dos verbetes presentes no livro, ou pelo menos explicar o conceito direito aos alunos. O livro de hoje é Dicionário de conceitos históricos, de Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva, lançado em 2005 pela Editora Contexto.

Os conceitos que aparecem aqui são definidos pelos autores como de três tipos: os conceitos históricos que são, de fato, históricos, e só podem ser aplicados a sociedades específicas ou momentos históricos em especial, como absolutismo, comunismo, entre outros; os conceitos mais abrangentes que perpassam a história e o recorte geográfico, como cultura, escravidão, gênero, imaginário, entre outros. Por fim, os conceitos que servem de ferramenta ao trabalho dos historiadores, como Historiografia, interdisciplinaridade ou teoria.

dicionário de conceitos históricos-1

O livro é tão bacana que já está na terceira edição e sexta reimpressão. Esse texto, por exemplo, teve como base uma edição de 2017, e há de se levar em conta que se trata de um livro que já está no mercado há quase 13 anos. E claro que vocês querem saber: afinal, quais os conceitos que o livro aborda? Afinal de contas, há alguns conceitos que te interessam conhecer mais que outros, e você deve estar em dúvida se eles estão ou não no livro.

Os conceitos abordados no livro são: Absolutismo, Aculturação, Antiguidade, Arqueologia, Arte, Barroco, Burguesia, Candomblé, Capitalismo, Cidadania, Cidade, Ciência, Civilização, Classe Social, Colonização, Comunismo, Cotidiano, Cristianismo, Cultura, Democracia, Descobrimentos, Dialética, Discurso, Ditadura, Escravidão, Estado, Ética, Etnia, Etnocentrismo, Evolução, Família, Fascismo, Feminismo, Folclore, Fonte Histórica, Fundamentalismo, Gênero, Globalização, Golpe de Estado, Helenismo, História, História Oral, Historiografia, Humanismo, Iconografia, Identidade, Ideologia, Iluminismo, Imaginário, Imperialismo, Índio, Indústria Cultural, Industrialização, Inquisição, Interdisciplinaridade, Islã, Judaísmo, Latifúndio e Propriedade, Liberalismo, Liberdade, Marxismo, Massa, Multidão e Povo, Memória, Mentalidades, Mercantilismo, Militarismo, Miscigenação, Mito, Modernidade, Modo de produção, Monoteísmo, Nação, Negro, Oligarquia, Orientalismo, Patrimônio Histórico, Pirataria, Politeísmo, Política, Pós-modernidade, Pré-história, Raça, Relativismo Cultural, Religião, Renascimento, Revolução, Revolução Francesa, Revolução Industrial, Romantismo, Servidão, Sociedade, Tecnologia, Tempo, Teoria, Terrorismo, Trabalho, Tradição, Tribo e Violência.

A única crítica que tenho ao livro – me referindo à edição que tenho em mãos, pois não posso avaliar as anteriores – é que a pintura La Liberté guidant le peuple (A liberdade guiando o povo) de Delacroix está em uma resolução baixa, o que pode passar uma impressão de amadorismo a eventuais leitores que julguem o livro pela capa. A meu ver, este “problema” é absolutamente ínfimo e não interfere em minha avaliação final.

RESUMINDO:

Se você precisa de algo conciso pra preparar aula ou pelo menos algo que te introduza ao tema, esse livro é uma ótima recomendação. Claro que se você quiser se aprofundar em qualquer um desses conceitos, você deve ir mais além, mas o próprio livro indica a bibliografia de cada verbete, e assim um livro vai levando a outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s