Eventos

Simpósio “História Contemporânea: da ‘era dos extremos’ ao ‘caótico século XXI'”

Salve, pessoal! Entre os dias 02 e 04 de maio ocorre na FURB, em Blumenau, a XXV Semana Acadêmica de História, com diversos simpósios. Em parceria com Juan Filipi Garcês, vou coordenar um simpósio sobre História Contemporânea. Convidamos a vocês que verifiquem o site do evento, e sintam-se à vontade para mandar um resumo que explicite tema, problemática, hipótese e referencial teórico. Não será necessário enviar um artigo completo.

As inscrições de resumos já estão abertas, e vão do dia 03/03 a 10/04 no site https://cahclio.wixsite.com/xxvsemanaacademica

POSTER

“O presente simpósio, cujo título referencia diretamente obras de Eric J. Hobsbawm e Paulo F. Visentini, tem como objetivo reunir pesquisadores e pesquisadoras cujos temas estejam inseridos dentro do recorte que vai de 1914 ao presente. Nesse escopo, os trabalhos podem dialogar com uma série de temáticas pertinentes relacionadas a este recorte temporal, como as Grandes Guerras e o período entre ambas, a ascensão do Fascismo (e suas possíveis relações com o presente), o pós-guerra, lutas e pautas identitárias de minorias, Guerra Fria e suas consequências, geopolítica, conflitos armados e guerras civis, indústria cultural (cinema, música, literatura, TV, etc.), o fim do mundo bipolar e de projetos coletivos, o crescimento do individualismo e sua intersecção com a sociedade de consumo, terrorismo, o culto ao militarismo, crises econômicas e políticas, a questão de classe, no presente, entre outros. Reunindo trabalhos diversos, buscaremos debater as múltiplas facetas dos séculos XX e XXI, suas continuidades e rupturas, bem como compreender o vasto leque de fontes e documentações disponíveis sobre diferentes assuntos, como documentos oficiais, o cinema, mídias impressas, mídias audiovisuais, música, oralidade, memórias, biografias, literatura, além da enorme quantidade de recursos que a Internet oferece. Buscamos neste simpósio uma prolífica troca de experiências e a colaboração advinda de um encontro de pesquisadores com recortes temporais próximos, problematizando sua inserção dentro da complexidade e diversidade que envolve o estudo da contemporaneidade.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s