Dicas de livros

Feminismo e política, de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli

Este review foi escrito por Mariane Pisani e revisado por Icles Rodrigues

Salve, espectadores do canal! A dica de hoje é uma excelente leitura para quem busca entender um dos movimentos sociais mais atuantes hoje em dia: o feminismo. Muita gente faz parte desse movimento, mas tantas outras pessoas também o odeiam. E como vocês que acompanham o Leitura ObrigaHISTÓRIA há muito tempo sabem, nós insistimos que as pessoas leiam e tentem se informar sobre os assuntos não só a partir de quem é contra, porque para entender a lógica interna de um movimento, você precisa ter contato com ele a partir de quem levanta a bandeira do grupo, e isso não vale só para o feminismo, mas pra qualquer tipo de movimento, mesmo que seja para, no fim de tudo, continuar concordando ou discordando. O livro de hoje é Feminismo e política, dos Cientistas Políticos Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli.

Esse livro apresenta e debate, de maneira bastante acessível,  as principais contribuições e avanços do Movimento Feminista em confluência com a Teoria Política. Aos que não sabem, a Ciência Política é uma das vertentes das Ciências Sociais – assim como a Sociologia e Antropologia – e faz parte da formação sociólogos/as brasileiros/as. É importante ressaltar que os autores fazem utilização do termo Feminismos – no plural mesmo – para mostrar como esse movimento é diversificado e possui uma grande variedade de abordagens.

Luis Felipe e Flávia nos mostram como o feminismo não se debruça apenas sobre uma questão individual e localizada, afinal as relações de gênero atravessam todas as sociedades e seus desdobramentos/efeitos não estão restritos apenas às mulheres. O que isso quer nos dizer? Que o Gênero – seja como conceito ou como experiência vivida no corpo – é um dos eixos centrais para organizar, explicar e tipificar as nossas experiências no mundo social/sociedade.

livros 31 jan-9

Os autores apontam que não devemos fazer uma distinção entre os avanços político-sociais e o feminismo teórico. O livro procura evidenciar, portanto, como a luta política e a atividade intelectual e acadêmica estão vividamente relacionadas. Nesse sentido, podemos afirmar que foram conquistas do feminismo e das luta políticas, por exemplo: o voto das mulheres ou o que chamamos de sufrágio universal; o acesso das mulheres à educação; direitos iguais no casamento e o direito ao divórcio; o direito das mulheres à integridade física e ao controle da sua capacidade reprodutiva.

Nas correntes políticas como marxismo e socialismo o feminismo mostrou como não apenas as estruturas de classe importam para que possamos conhecer uma sociedade, mas também as estruturas de gênero. Ou, segundo os autores, luta feminista foi e deve ser também por transformações justas no que diz respeito às estruturas econômicas, sem perder de perspectiva as especificidades de gênero. O livro nos mostra ainda como a categoria de raça, também em confluência com as perspectivas feministas, abre novos caminhos para a compreensão e o estudo de sociedades mais democráticas e igualitárias.

O livro é divido em 10 capítulos que trazem textos escritos de maneira bastante acessível – ou seja, você que não é acadêmico também pode/deve ler – e com diversas bibliografias que os/as leitores/as podem buscar posteriormente para se aprofundar nas temáticas abordadas, caso seja de seu desejo. Dessa forma o livro é dividido da seguinte maneira: O feminismo e a política; O Publico e o Privado; Justiça e Família; Igualdade e Diferença; Gênero e Representação Política; Autonomia, dominação e opressão; O debate sobre o aborto; O debate sobre a pornografia; O debate sobre a prostituição.

Enfim, se você se interessa pelo tema, mas quer uma leitura acadêmica sobre o assunto pra não ficar aprendendo pelo assunto só pelas redes sociais – independente de ser favorável ou contra o feminismo – fica aqui a nossa dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s