História Noturna: o novo podcast do Leitura ObrigaHISTÓRIA!

capa 2

Boa noite pessoal.
É com uma pontinha de orgulho e outra de ansiedade que eu divulgo a vocês o novo podcast do Leitura ObrigaHISTÓRIA: o História Noturna.

Eu passei uns bons meses de 2019 pensando na possibilidade de fazer um podcast sozinho, de tamanho menor que o História FM, mas nunca tinha certeza sobre o que ele seria. A ideia mais sólida – e que lhe deu o nome, baseado no livro homônimo de Carlo Ginzburg – era que ele fosse um podcast de temporadas resumindo livros sobre caça às bruxas na Europa, inquisição, feitiçaria, entre outros. No entanto, não há possibilidade de eu fazer algo assim nesse momento da minha vida.

Foi aí que eu senti a necessidade de ter um espaço para compartilhar não apenas conhecimento factual sobre história, como também opiniões e pensamentos sobre questões onde um historiador pode oferecer alguma contribuição. Além disso, seria o espaço ideal para eu responder questões recorrentes que recebo, mas que não vale à pena responder a um por um das pessoas que me perguntam, porque outras pessoas com a mesma dúvida continuarão surgindo.

Só que eu nunca quis fazer isso no canal. Nunca quis que ele fosse muito personalista e opinativo, então lá também não era o lugar certo, e aqui no site, por texto, nunca me senti muito confortável.

Foi aí que eu decidi: o História Noturna será esse espaço!

O podcast não terá uma frequência. Não será nem semanal, nem quinzenal, nem mensal. Vai sair quando eu tiver algo a dizer. Isso significa que pode ter meses com apenas um episódio e semanas com até dois. O futuro dirá. A única certeza é que ele sempre sairá a noite.

O primeiro episódio é esse aí de baixo, baseado em três perguntas que eu recebo o tempo todo: “O que você acha do Laurentino Gomes?”, “O que você acha do Eduardo Bueno?” e “”O que você acha do Elio Gaspari?”. Nesse episódio eu respondo… Ou quase isso.

capa episodio 1.jpg

Você pode ouvir esse episódio AQUI e o podcast já está disponível no Spotify, Deezer e Pocket Casts. No Castbox eu ainda não consegui botar, e no Apple Podcasts eu estou aguardando revisão, o que significa que ele não deve estar disponível em agregadores genéricos ainda. Mas tenham paciência que uma hora vai (menos no Google Podcasts que eu já desisti).