Círculo de fogo: cinema, História e distorção

capa círculo de fogo

OUVIR  |  BAIXAR

Salve, ouvintes do História FM. Em 2001 foi lançado o filme Círculo de Fogo (Enemy at the Gates, no original), que representava a trajetória do famoso sniper soviético Vassili Zaitsev durante a Batalha de Stalingrado… Ou ao menos é o que ele tenta fazer parecer. No episódio de hoje convidamos Juan Garcês (UFSC) e Vinícius “Tio Chico” Fedel (PUC-Campinas) para falar sobre essa obra que contribuiu fortemente para a manutenção de diversos exageros e preconceitos a respeito do Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, ou no mínimo exagerou uma série de fatos sobre o front oriental. Afinal: Círculo de Fogo é historicamente preciso?

Aproveita e segue o nosso twitter em @historiaFM


Quer apontar alguma errata ou anunciar em nosso podcast? Envie um e-mail para contato@historiafm.com

Gostou do Podcast e quer nos apoiar? Quer ouvir os episódios com antecedência? Você pode! Colabore conosco no Apoia.se: apoia.se/obrigahistoria

Quer comprar três camisetas e levar o livro “Direta e Esquerda” DE GRAÇA? CLIQUE AQUI para adicionar o livro ao seu carrinho de compras; depois é só adicionar as 3 camisetas e pronto! O desconto do livro é automático!

OUÇA NO SPOTIFY
OUÇA NO APPLE PODCASTS/ITUNES
OUÇA NO CASTBOX
OUÇA NO POCKETCASTS
OUÇA NO DEEZER

Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues

LEITURAS RECOMENDADAS:
Marc FerroCinema e História
Karel BerkhoffMotherland in danger
Roger Reese – Why Stalin’s Soldiers fought
Alexander HillThe Red Army and the Second World War
Evan MawdsleyThunder in the East
C. J. DickFrom defeat to victory