Exército Romano e o conflito das ordens

exército romano e o conflito das ordens capa

OUVIR  |  BAIXAR

Salve ouvintes! Neste episódio de hoje do Colunas de Hércules vamos conversar sobre a formação do Exército Romano e a sua relação com outros aspectos da sociedade romana, em especial, o conflito das ordens. Por ser um tema muito extenso e muito pedido, a ideia deste programa é iniciar uma conversa que nós ainda vamos retomar no futuro. Este programa cobre o século V a.C. até o inicio do seculo III.

Para apoiar o Colunas de Hércules e todos os podcasts do Leitura ObrigaHISTÓRIA, acesse apoia.se/obrigahistoria e colabore conosco!

GLOSSÁRIO:
Teleologia: a interpretação da história como se ela tivesse um sentido único e progressivo, portanto contento uma lógica causal. Sob este aspecto faria sentido olhar dentro do recorte temporal do presente, e ao olhar para o passado compreender que toda a trajetória do tempo que passou e os eventos que se sucederam, aconteceram justamente para se chegar àquele momento específico.

Palatino: uma das sete colinas ligadas ao surgimento de Roma, sendo a mais central e, de acordo com seu mito fundador, o local de origem dos patrícios.

Pietas: o conceito de Pietas no mundo romano pré-cristão estava ligado ao sentimento de obrigação que o homem tinha com seu laço familiar: pai, filhos e parentes.

Civitas: se aproxima do conceito de Pietas, só que ao invés de estar ligado ao corpo familiar próximo, está ligado ao corpo civil como um todo.

Gravitas: uma série de comportamentos que são esperados do homem público. Por exemplo, existem casos de censura a políticos que foram vistos dançando; esta ação  seria uma falta de gravitas pois para os romanos a dança não era uma arte compatível com a seriedade moral.

LIVROS
Políbio – História Pragmática


Capa & Edição:
Icles Rodrigues

 

Untitled-3.jpg