Democracia ateniense

democracia ateniense capa

OUVIR  |  BAIXAR

Salve ouvintes! Bem vindos a mais um colunas de Hércules! Neste programa conversamos com Fábio Augusto Morales, um dos professores de História Antiga da Universidade Federal de Santa Catarina sobre um dos temas mais tradicionais e pedidos por vocês: a democracia Ateniense. Fazemos um passeio desde o período anterior a fundação da Polis, discutimos sua formação, e as instituições do período clássico. Por fim, trouxemos algumas possíveis novas abordagens para se pensar a História Antiga.

Para apoiar o Colunas de Hércules e todos os podcasts do Leitura ObrigaHISTÓRIA, acesse apoia.se/obrigahistoria e colabore conosco!

GLOSSÁRIO:
Teleologia: a interpretação da história como se ela tivesse um sentido único e progressivo, portanto contento uma lógica causal. Sob este aspecto faria sentido olhar dentro do recorte temporal do presente, e ao olhar para o passado compreender que toda a trajetória do tempo que passou e os eventos que se sucederam, aconteceram justamente para se chegar àquele momento específico.

LIVROS
Fábio Augusto Morales – A democracia ateniense pelo avesso
Grupo de Trabalho em História Antiga da ANPUH – gtantiga.com

Capa & Edição: Icles Rodrigues

 

Untitled-3.jpg