História como ciência: quem é quem na historiografia?

capa historiografia 1

OUVIR  |  BAIXAR

Não há uma única turma de curso de História onde não existam alunos que, ao descobrir que existem diversas correntes historiográficas e que algumas delas são conflitantes entre si, não fiquem surpresos, temerosos ou mesmo apaixonados. Como em qualquer área das Ciências Humanas, a História possui diferentes métodos, teorias, e estas vão surgindo com o passar das décadas de modo a apresentar novas possibilidade sobre o fazer histórico, o que não necessariamente significa que toda nova vertente automaticamente supere a anterior. Nesse episódio convidamos o Prof. Julio Bentivoglio para conversar sobre algumas das principais correntes historiográficas dos séculos XIX e XX, além de responder sobre um questionamento básico, porém frequente: afinal, História é ciência?

Aproveita e segue o nosso twitter em @historiaFM e nosso Instagram em @obrigahistoria


Quer apontar alguma errata ou anunciar em nosso podcast? Envie um e-mail para contato@historiafm.com

Gostou do Podcast e quer nos apoiar? Quer ouvir os episódios com antecedência? Você pode! Colabore conosco no Apoia.se: apoia.se/obrigahistoria

OUÇA NO SPOTIFY
OUÇA NO APPLE PODCASTS/ITUNES
OUÇA NO CASTBOX
OUÇA NO POCKETCASTS
OUÇA NO DEEZER

Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues

LEITURAS RECOMENDADAS:
François Dosse e outros – As correntes históricas na França
Hayden White – Meta-história
José Carlos Reis – História e Teoria

Para citação no formato ABNT:

HISTÓRIA FM 035: História como ciência: quem é quem na Historiografia? Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistado: Julio Bentivoglio. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 24 ago. 2020. Podcast. Disponível em https://open.spotify.com/episode/7JAhNIirS3ALzyRyNcmpjO. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].