Mitos nacionais: da chegada de Cabral ao Brasil contemporâneo

OUVIR  |  BAIXAR

Cabral chegou no que viria a ser o Brasil por acidente? A Batalha de Guararapes foi a origem do Exército Brasileiro? D. Pedro I declarou uma independência do Brasil de forma heroica, do alto de seu cavalo, no que viria a ser um processo pacífico? O Brasil tem na harmonia entre as “raças” uma de suas características mais distintas? Esses e tantos outros mitos foram cuidadosamente cunhados para forjar ideias em torno do desenvolvimento do Brasil, de modo que sua história fosse mais palatável para certos grupos, e o processo de consolidação de histórias que não necessariamente condizem com as evidências e pesquisas históricas permanece ativo. No episódio de hoje conversamos com Ricardo Duwe e Anelize Vergara sobre estes e tantos outros mitos nacionais brasileiros.

Aproveita e segue o nosso twitter em @historiaFM e nosso Instagram em @obrigahistoria.

Conheça também o canal da Prof. Anelize CLICANDO AQUI

Quer apontar alguma errata ou anunciar em nosso podcast? Envie um e-mail para contato@historiafm.com

Gostou do Podcast e quer nos apoiar? Quer ouvir os episódios com antecedência? Você pode! Colabore conosco no Apoia.se clicando nesse link: apoia.se/obrigahistoria

OUÇA NO SPOTIFY
OUÇA NO APPLE PODCASTS/ITUNES
OUÇA NO CASTBOX
OUÇA NO POCKETCASTS
OUÇA NO DEEZER

Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues

LEITURAS RECOMENDADAS:
José Murilo de Carvalho – A construção nacional: 1830-1889
Jorge Ferreira e Lucilia Delgado (org) – O Brasil Republicano, volume 4
José Carlos Reis – As identidades do Brasil
Silvio Almeida – Racismo estrutural
Sidney Chalhoub – Visões da Liberdade

Para citação no formato ABNT:

HISTÓRIA FM 036: Mitos nacionais: da chegada de Cabral ao Brasil contemporâneo. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistados: Anelize Vergara, Ricardo Duwe. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 7 set. 2020. Podcast. Disponível em https://open.spotify.com/episode/3dYyx5X9WwHKWVDQcKgjBk. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].