Revolução Russa: a revolução que mudou o mundo

OUVIR  |  BAIXAR

Em 1917 a Rússia passou por diferentes processos revolucionários, culminando no que ficou conhecida por Revolução de Outubro no calendário russo da época. No entanto, a revolução não se deu da noite para o dia: décadas de conflitos entre partidos, movimentos políticos, lideranças, manifestações espontâneas, uma economia instável e uma guerra global entraram no caminho e criaram um cenário de instabilidade que levou a uma revolução que mudou o mundo. A partir de 1917 a possibilidade da implantação de regimes socialistas ao redor do mundo passou a ser uma realidade, e a esperança de alguns e o medo de outros com relação a essa nova conjuntura foram responsáveis por acontecimentos que moldaram a face do século XX. No episódio de hoje convidamos os professores Demian Melo e Felipe Demier para falar sobre esse evento que mudou o mundo.

Aproveita e segue o nosso twitter em @historiaFM e nosso Instagram em @obrigahistoria

Quer apontar alguma errata ou anunciar em nosso podcast? Envie um e-mail para contato@historiafm.com

Gostou do Podcast e quer nos apoiar? Quer ouvir os episódios com antecedência? Você pode! Colabore conosco no Apoia.se: apoia.se/obrigahistoria

OUÇA NO SPOTIFY
OUÇA NO APPLE PODCASTS/ITUNES
OUÇA NO CASTBOX
OUÇA NO POCKETCASTS
OUÇA NO DEEZER

Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues

LEITURAS RECOMENDADAS:
Sheila Fitzpatrick – A revolução russa
Wendy Goldman – Mulher, Estado e Revolução
Isaac Deutscher – Stalin: uma biografia política

SE INTERESSOU PELAS NOSSAS CAMISETAS? Então acesse doppelstore.com.br e leve as melhores camisetas de Ciências do Brasil!

Para citação no formato ABNT:

HISTÓRIA FM 041: Revolução Russa: a revolução que mudou o mundo. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistados: Felipe Demier e Demian Melo. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 26 out. 2020. Podcast. Disponível em https://anchor.fm/historia-fm/episodes/041-Revoluo-Russa-a-revoluo-que-mudou-o-mundo-eleeu7. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].