Racismo estrutural: como ele opera em nossa sociedade?

OUVIR  |  BAIXAR

Poucos temas de grande relevância social têm tanta visibilidade no mundo contemporâneo quanto o racismo. Contudo, quando se fala no assunto, há muita desinformação e negação. Mais ainda: há uma carência enorme de se entender como ele opera em suas instâncias mais profundas. Ele não se encerra apenas na injúria ou nas declarações ofensivas de indivíduos: ele está entranhado nas estruturas da sociedade de tal maneira que interfere nas possibilidades de milhões de brasileiros atingirem metas profissionais, na forma como eles são vistos pela justiça, pelo braço repressivo do Estado, na cultura popular e em tantos outros contextos. É para falar sobre o assunto que convidamos o Prof. Silvio Almeida, autor do livro Racismo Estrutural, e contamos também com a participação da historiadora Luanna Jales.

Aproveita e segue o nosso twitter em @historiaFM e nosso Instagram em @obrigahistoria

Quer apontar alguma errata ou anunciar em nosso podcast? Envie um e-mail para contato@historiafm.com

Gostou do Podcast e quer nos apoiar? Quer ouvir os episódios com antecedência? Você pode! Colabore conosco no Apoia.se: apoia.se/obrigahistoria

OUÇA NO SPOTIFY
OUÇA NO APPLE PODCASTS/ITUNES
OUÇA NO CASTBOX
OUÇA NO POCKETCASTS
OUÇA NO DEEZER

Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues

LEITURAS RECOMENDADAS:
Silvio Almeida – Racismo estrutural
Paul Gilroy – O atlântico negro
Franz Fanon – Peles negras, máscaras brancas
Achile Mbembe – Crítica da razão negra
Lelia Gonzales – Por um feminismo afro-latino-americano

Para citação no formato ABNT:

HISTÓRIA FM 043: Racismo estrutural: como ele opera em nossa sociedade? Entrevistadores: Icles Rodrigues e Luanna Jales. Entrevistado: Sílvio Almeida. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 16 nov. 2020. Podcast. Disponível em https://anchor.fm/historia-fm/episodes/043-Racismo-Estrutural-como-ele-opera-em-nossa-sociedade-emd10g. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].