Pesquisa em História: o que você precisa saber para começar?

OUVIR  |  BAIXAR

A pesquisa em História é um ofício que requer muito estudo, treino, conhecimentos técnicos e, principalmente, o entendimento de como lidar da maneira mais responsável possível com fontes históricas, que longe de serem neutras, devem ser analisadas de forma crítica. Mas como exatamente fazer isso? Quais dicas são fundamentais para os iniciantes na pesquisa? Existe neutralidade e isenção na pesquisa histórica? Convidamos a Profa. Tania Regina de Luca, autora do livro Práticas de pesquisa em História para responder a essa e várias outras perguntas.

Para realizar o curso A profissão e o papel do Historiador, basta acessar o site do Instituto Contexto em www.institutocontexto.com.br.

Aproveita e segue o nosso twitter em @historiaFM e nosso Instagram em @obrigahistoria

Quer apontar alguma errata ou anunciar em nosso podcast? Envie um e-mail para [email protected]

Gostou do Podcast e quer nos apoiar? Quer ouvir os episódios com antecedência? Você pode! Colabore conosco no Apoia.se: apoia.se/obrigahistoria

OUÇA NO SPOTIFY
OUÇA NO APPLE PODCASTS/ITUNES
OUÇA NO CASTBOX
OUÇA NO POCKETCASTS
OUÇA NO DEEZER

Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues

LEITURAS RECOMENDADAS:
Tania Regina de Luca – Práticas de pesquisa em História
Alberto Manguel – A biblioteca à noite
Georges Didi-Huberman – Imagens apesar de tudo

Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 044: Pesquisa em História: como fazer uma pesquisa histórica? Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistada: Tania Regina de Luca. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 30 nov. 2020. Podcast. Disponível em https://anchor.fm/historia-fm/episodes/044-Pesquisa-em-Histria-o-que-voc-precisa-saber-para-comear-emvsan. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].