Annales: o que você precisa saber para entender





Já imaginou como seria poder ouvir alguns dos maiores estudiosos e especialistas do Brasil falando sobre História ao alcance de um clique? Se sim, o História FM é o podcast que você procurava! Apresentado por Icles Rodrigues, historiador e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, o História FM faz parte do Leitura ObrigaHISTÓRIA e busca apresentar temas históricos de maneira acessível, mas sempre com o máximo possível de rigor histórico. Afinal, História é legal, mas não é brincadeira.
Dê o play, viaje ao passado, entenda o presente e imagine o futuro com o História FM.
Após décadas de uma história política conturbada e longos anos de uma ditadura capitaneada por Porfírio Díaz, estoura no México uma movimentação em busca de um governo de participação popular, cansado das enormes injustiças sociais que assolavam não apenas o México, mas toda a América Latina. Se inicia assim a Revolução Mexicana, que conquistou alguns avanços e conquistas, mas também viu a morte de alguns de seus principais líderes e, em última instância, a tomada do poder pela burguesia mexicana. Convidamos o Prof. Waldir Rampinelli para discutir os antecedentes, o processo revolucionário e porque alguns autores consideram que esta foi uma revolução interrompida.

FICHA TÉCNICA
Apresentação: Icles Rodrigues
Convidado: Jougi Guimarães
Edição: Icles Rodrigues & Allan Dannenhauer
Arte da capa: Icles Rodrigues
Colaboração: Luiz Felipe Zimmerman e Rodrigo Prates de Andrade
LEITURAS RECOMENDADAS:
François Dosse e outros – As correntes históricas na França
Guy Bourdé e Hervé Martin – As escolas históricas
François Dosse – A História em migalhas
Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 053: Annales: o que você precisa saber para entender. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistado: Jougi Guimarães. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 29 mar. 2021. Podcast. Disponível em [LINK]. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].
