Exército Romano e o conflito das ordens
Para além das regiões do mediterrâneo e do atlântico, do passado ao presente, o podcast Colunas de Hércules tem como tema a História Antiga. Como o herói grego em seus doze trabalhos, procuramos neste programa romper barreiras: do tempo – ao aproximar antiguidade e presente -, do espaço – ao aproximar terras distantes da perspectiva brasileira – e, principalmente, do conhecimento, expandindo o que o público geral sabe sobre a antiguidade.
Se você ama História Antiga, gosta, tem curiosidade, pesquisa ou leciona sobre esse assunto, seja bem vindo ao Colunas de Hércules.
Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com a professora Cláudia Beltrão sobre a religião pública romana, sua importância e principalmente sua relação com outros aspectos da sociedade romana antiga.
FICHA TÉCNICA
GLOSSÁRIO:
Teleologia: a interpretação da história como se ela tivesse um sentido único e progressivo, portanto contento uma lógica causal. Sob este aspecto faria sentido olhar dentro do recorte temporal do presente, e ao olhar para o passado compreender que toda a trajetória do tempo que passou e os eventos que se sucederam, aconteceram justamente para se chegar àquele momento específico.
Palatino: uma das sete colinas ligadas ao surgimento de Roma, sendo a mais central e, de acordo com seu mito fundador, o local de origem dos patrícios.
Pietas: o conceito de Pietas no mundo romano pré-cristão estava ligado ao sentimento de obrigação que o homem tinha com seu laço familiar: pai, filhos e parentes.
Civitas: se aproxima do conceito de Pietas, só que ao invés de estar ligado ao corpo familiar próximo, está ligado ao corpo civil como um todo.
Gravitas: uma série de comportamentos que são esperados do homem público. Por exemplo, existem casos de censura a políticos que foram vistos dançando; esta ação seria uma falta de gravitas pois para os romanos a dança não era uma arte compatível com a seriedade moral.
LIVROS
Políbio – História Pragmática
Capa & Edição: Icles Rodrigues