Exército Romano e o conflito das ordens





Para além das regiões do mediterrâneo e do atlântico, do passado ao presente, o podcast Colunas de Hércules tem como tema a História Antiga. Como o herói grego em seus doze trabalhos, procuramos neste programa romper barreiras: do tempo – ao aproximar antiguidade e presente -, do espaço – ao aproximar terras distantes da perspectiva brasileira – e, principalmente, do conhecimento, expandindo o que o público geral sabe sobre a antiguidade.
Se você ama História Antiga, gosta, tem curiosidade, pesquisa ou leciona sobre esse assunto, seja bem vindo ao Colunas de Hércules.
Salve Ouvintes! No episódio deste mês nós conversamos novamente com o professor Fábio Morales, desta vez sobre o Helenismo e a sua relação com a expansão promovida por Alexandre, o Grande. Debatemos os limites deste conceito, sua origem historiográfica e, por fim, propomos novas abordagens para compreender melhor esse período e as suas implicações históricas.

FICHA TÉCNICA
GLOSSÁRIO:
Teleologia: a interpretação da história como se ela tivesse um sentido único e progressivo, portanto contento uma lógica causal. Sob este aspecto faria sentido olhar dentro do recorte temporal do presente, e ao olhar para o passado compreender que toda a trajetória do tempo que passou e os eventos que se sucederam, aconteceram justamente para se chegar àquele momento específico.
Palatino: uma das sete colinas ligadas ao surgimento de Roma, sendo a mais central e, de acordo com seu mito fundador, o local de origem dos patrícios.
Pietas: o conceito de Pietas no mundo romano pré-cristão estava ligado ao sentimento de obrigação que o homem tinha com seu laço familiar: pai, filhos e parentes.
Civitas: se aproxima do conceito de Pietas, só que ao invés de estar ligado ao corpo familiar próximo, está ligado ao corpo civil como um todo.
Gravitas: uma série de comportamentos que são esperados do homem público. Por exemplo, existem casos de censura a políticos que foram vistos dançando; esta ação seria uma falta de gravitas pois para os romanos a dança não era uma arte compatível com a seriedade moral.
LIVROS
Políbio – História Pragmática
Capa & Edição: Icles Rodrigues
