Genocídio na Namíbia: o extermínio dos povos Nama e Herero

Em 1904 durante a colonização alemã do território onde hoje fica a Namíbia, os hereros, liderados por Samuel Maharero, se revoltaram contra o domínio alemão, mas foram derrotados pelo general Lothar von Trotha na batalha de Waterberg e forçados ao deserto de Omaheke, onde milhares morreram de sede. Em outubro, os namaquas, ou nama, também se rebelaram e sofreram o mesmo destino. Entre 24.000 e 65.000 hereros e 10.000 namaquas foram mortos, muitos por inanição e envenenamento de poços, no que foi um dos primeiros genocídios do século XX e um dos menos lembrados pelo senso comum. Convidamos Ana Carolina Schveitzer para discutir sobre como esse genocídio ocorreu e sobre memória e disputas por reparação.
Spotify
Castbox
Apple Podcasts
Deezer

FICHA TÉCNICA

Apresentação: Icles Rodrigues
Convidada: Ana Carolina Schveitzer

Roteiro: Icles Rodrigues
Edição:
Samuel Gambini
Arte da capa: Icles Rodrigues

Enfrente o calor com a Insider! Use o cupom HISTORIAFM ou acesse o link https://creators.insiderstore.com.br/HISTORIAFM para 15% de desconto e junte com os descontos do site, podendo chegar a até 35%! #insiderstore

LEITURAS RECOMENDADAS:
David Olusoga e Casper Erichsen – The Kaiser’s Genocide
Joachim Zeller e Jurgen Zimmerer – Genocide in German South-West Africa
Jeremy Silvester e Jan-Bart Gewald – Words Cannot Be Found

Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 194: Genocídio da Namíbia: o extermínio dos povos Nama e Herero. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistada: Ana Carolina Schveitzer. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 10 mar. 2025. Podcast. Disponível em < >. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].