Golpes na Argentina: instabilidades políticas no país platino

Durante o século XX a Argentina foi palco de diversos golpes e derrubadas de governo, que criaram um cenário político frágil e instável. Tendo voltado a se tornar uma democracia na primeira metade dos anos 1980 e tendo continuado assim desde então, o país costuma ser visto como exemplo de país que lidou melhor com a transição e a punição aos perpetradores de sua última ditadura, mas ainda lida com fantasmas do seu passado autoritário. Convidamos Camila Grejo para discutir quais foram os golpes que ocorreram na Argentina e por que há alguma idealização sobre a forma com a qual o país vizinho lidou e ainda lida com este passado traumático.
Spotify
Castbox
Apple Podcasts
Deezer

FICHA TÉCNICA

Apresentação: Icles Rodrigues
Convidada: Camila Grejo

Roteiro: Icles Rodrigues
Edição:
Samuel Gambini
Arte da capa: Icles Rodrigues

Adquira o curso O ofício do historiador para Marc Bloch por apenas R$ 29,90 CLICANDO AQUI

Use o cupom HISTORIAFM para 15% de desconto, ou acesse o site pelo link https://creators.insiderstore.com.br/HISTORIAFM #insiderstore

LEITURAS RECOMENDADAS:
José Luis Romero – Breve historia de la Argentina
Mariano Plotkin – El dia que se inventó el Peronismo
Marcos Navarro e Vicente Palermo – A ditadura militar Argentina 1976-1983

Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 202: Golpes na Argentina: instabilidades políticas no país platino. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistada: Camila Grejo. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 19 mai. 2025. Podcast. Disponível em < >. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].