Guerra Fria: quatro décadas de polarização mundial





Já imaginou como seria poder ouvir alguns dos maiores estudiosos e especialistas do Brasil falando sobre História ao alcance de um clique? Se sim, o História FM é o podcast que você procurava! Apresentado por Icles Rodrigues, historiador e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, o História FM faz parte do Leitura ObrigaHISTÓRIA e busca apresentar temas históricos de maneira acessível, mas sempre com o máximo possível de rigor histórico. Afinal, História é legal, mas não é brincadeira.
Dê o play, viaje ao passado, entenda o presente e imagine o futuro com o História FM.
Sendo a sobrevivência mais duradoura do Império Romano a nível mais institucional, o Império Bizantino foi capaz de resistir às intensas mudanças no mundo ao seu redor por cerca de um milênio, ainda que ele mesmo passasse por suas próprias mudanças e adaptações aos tempos que vieram pela frente. Com um legado cultural e material reconhecidos ainda hoje, o Império Bizantino acabou sendo derrubado em 1453, quando Constantinopla foi tomada pelos Otomanos. Sobre as cinzas deste império milenar o Império Otomano ascendeu, tornando-se um ator político de peso no mundo mediterrânico. Convidamos o Prof. Otávio Luiz para nos contar sobre alguns dos aspectos mais importantes para se compreender a história e os meandros do Império Bizantino em mais um episódio da série ”Ascensão e queda de um Império”.

FICHA TÉCNICA
Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues
LEITURAS RECOMENDADAS:
Sidnei Munhoz – Guerra Fria
Paulo Visentini – A Guerra Fria
Martin McCauley – Russia, America and the Cold War
Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 046: Guerra Fria: quatro décadas de polarização mundial. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistado: Sidnei Munhoz. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 28 dez. 2020. Podcast. Disponível em https://anchor.fm/historia-fm/episodes/046-Guerra-Fria-quatro-dcadas-de-polarizao-mundial-eo5s4s. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].
