Nazistas no Brasil: fugitivos e criminosos de guerra





Já imaginou como seria poder ouvir alguns dos maiores estudiosos e especialistas do Brasil falando sobre História ao alcance de um clique? Se sim, o História FM é o podcast que você procurava! Apresentado por Icles Rodrigues, historiador e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, o História FM faz parte do Leitura ObrigaHISTÓRIA e busca apresentar temas históricos de maneira acessível, mas sempre com o máximo possível de rigor histórico. Afinal, História é legal, mas não é brincadeira.
Dê o play, viaje ao passado, entenda o presente e imagine o futuro com o História FM.
Durante as duas décadas em que o Brasil passou por uma ditadura militar com a conivência de diversos setores da sociedade civil, o país passou por diversos casos de corrupção. A princípio nada de muito diferente do que ocorre durante a democracia; no entanto, em um regime ditatorial, a investigação e as possibilidades de punição dos responsáveis é muito mais restrita, e os apologistas da ditadura gostam de fazer de conta que um governo militar seria inerentemente moral e, portanto, mais honesto e contra a corrupção, o que a história nos mostra ser completamente falso. Convidamos o Prof. Pedro Campos, autor de ”Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988”, para detalhar alguns dos casos mais conhecidos de corrupção da ditadura militar.

FICHA TÉCNICA
Convidado: Bruno Leal
Edição: Icles Rodrigues & Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues
LEITURAS RECOMENDADAS:
Bruno Leal – O Homem dos Pedalinhos
Bradley Smith – Tribunal de Nuremberg
Hillary Earl – The Nuremberg SS-Einsatzgruppen Trial
Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 059: Nazistas no Brasil: fugitivos e criminosos de guerra. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistado: Bruno Leal Pastor de Carvalho. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 31 mai. 2021. Podcast. Disponível em <https://anchor.fm/historia-fm/episodes/059-Nazistas-no-Brasil-fugitivos-e-criminosos-de-guerra-e11qt3e>. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].