Revolução Cubana: dos precedentes aos debates contemporâneos





Já imaginou como seria poder ouvir alguns dos maiores estudiosos e especialistas do Brasil falando sobre História ao alcance de um clique? Se sim, o História FM é o podcast que você procurava! Apresentado por Icles Rodrigues, historiador e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, o História FM faz parte do Leitura ObrigaHISTÓRIA e busca apresentar temas históricos de maneira acessível, mas sempre com o máximo possível de rigor histórico. Afinal, História é legal, mas não é brincadeira.
Dê o play, viaje ao passado, entenda o presente e imagine o futuro com o História FM.
Sendo a figura histórica sobre quem mais se escreveu, Napoleão Bonaparte é até hoje, mais de dois séculos depois de sua morte, motivo de curiosidade e controvérsia. Nascido na Córsega com o nome de Napoleone Di Buonaparte, o jovem de família abastada veio a se tornar não apenas um militar de destaque nas forças armadas francesas: ele viria a se tornar imperador. E os feitos que ele realizou, ainda que muito romantizados e exagerados às vezes, permanecem sendo debatidos e estudados. Conversamos com o Prof. Daniel Gomes de Carvalho sobre a história de Napoleão, seu legado e sua representação no mais recente filme representando parte de sua trajetória, ”Napoleão”, de Ridley Scott.

FICHA TÉCNICA
Convidada: Joana Salém
Roteiro: Icles Rodrigues
Edição: Matheus Gomes Coelho
Arte da capa: Icles Rodrigues
LEITURAS RECOMENDADAS:
Fernando Moraes – Os últimos soldados da guerra fria
Luiz Bernardo Pericás – Che Guevara e o debate econômico em Cuba
Luis Fernando Ayerbe – A revolução cubana
Joana Salém – História Agrária da Revolução Cubana
Joana Salém e outros (org) – Cuba no século XXI
Para citação no formato ABNT:
HISTÓRIA FM 080: Revolução Cubana: dos precedentes aos debates contemporâneos. Entrevistador: Icles Rodrigues. Entrevistada: Joana Salém. [s.l.] Leitura ObrigaHISTÓRIA, 27 dez. 2021. Podcast. Disponível em <https://anchor.fm/historia-fm/episodes/080-Revoluo-Cubana-dos-precedentes-aos-debates-contemporneos-e1c3fpv>. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].