Documentário sobre o uso de indumentária como fonte estreou em dezembro de 2023.
Em 2020 o Leitura ObrigaHISTÓRIA fez uma campanha de financiamento coletivo com o intuito de realizar um documentário sobre indumentária e história, e inicialmente a proposta era filmarmos a reprodução de um vestido de época enquanto contaríamos a história de uma ex-escravizada chamada Maria Mina, moradora de Desterro (atual Florianópolis). No entanto uma série de perrengues, começando pela pandemia de COVID-19 e indo até à necessidade de abandonar o argumento e as filmagens feitas em 2022, tivemos que recomeçar o documentário do zero. O ano de 2023 foi dedicado a correr atrás do prejuízo e finalmente temos o documentário no ar.
A ideia do documentário foi explorar como roupas são demonstrativas de nossas identidades e da maneira como queremos ser vistos pelo mundo. No futuro, estas mesmas roupas podem ser usadas como fonte por historiadores para o entendimento como nós pensamos ou nos sentimos, e até mesmo sobre as condições de vida das pessoas do passado. Portanto, tentamos dar um vislumbre de como historiadores podem trabalhar com a roupa como fonte histórica.
Nosso principal público alvo, além do público geral interessado por história e moda, são professores do Ensino Básico e Superior, que podem usar este documentário em sala de aula para discutir cultura material, arqueologia e até mesmo como historiadores trabalham.
Contamos com sua audiência, e esperamos poder realizar novos documentários no futuro.